sábado, 7 de setembro de 2013

GPS em atraso

GPS em atraso

GPS em atraso
 
 
As vezes por esquecimento, outras por falta de tempo, e algumas até por falta de dinheiro mesmo, mas geralmente o contribuinte acaba atrasando um ou outro mês na hora de pagar a GPS e ai vem os juros e multas.
 
A grande dúvida na hora é, como faço para pagar GPS em atraso?
 
Primeiros é necessário saber se pode pagar.
 
Para quem nunca contribuiu e não tem o cadastro de atividade e mesmo assim quer pagar algumas competências anteriores então vai ter que comprovar com documentos, como por exemplo ISS na Prefeitura.
 
Segurados Facultativos só podem pagar atrasados se o já contribuíram nessa categoria e mantem a qualidade de segurado, se o atraso é de um período que perderam a qualidade de segurado como facultativo, então não poderá pagar.
 
Mas se você vem pagando normalmente e apenas atrasou um mês ou outro, então não há problema.
 
Atrasos nos últimos cinco anos é possível pagar sobre o valor que desejar e é possível pegar as guias no site da previdência. Já os períodos prescritos(mais de cinco anos) tem que agendar uma visita ao INSS para indenização.
 
Os períodos anteriores, já prescritos, precisa de uma autorização do INSS e o valor pago será uma media das contribuições como se fosse um cálculo de valor de benefício.
 
 
Cuidado ao pegar as guias pelo site da Previdência, se não houver a comprovação da atividade elas podem ser consideradas indevidas e o INSS não irá considera-las.


0 comentários:

Postar um comentário